quarta-feira, 1 de julho de 2015

Uma notícia triste: vai fechar mais um espaço de cultura

Infelizmente, o Olimpo, no Porto, vai fechar em breve.
Tenhamos vergonha de um país que não acarinha a cultura e os seus agentes culturais.
Que ao menos este sábado o Olimpo se encha de gente e se valorize tudo o que ali se fez ao longo destes anos.
Transcrevo o e-mail recebido esta manhã:

«A 5 de Novembro de 2011, o Olimpo (Bar Café) teve 450 pessoas na inauguração. Passaram por cá centenas de músicos (muitos eles jovens criadores de originais), centenas de poetas, de expositores, de artistas,, dezenas de associações e convidados, abordámos em centenas de noites assuntos e temas de VERDADEIRO interesse público. Depois de quase 2.000 pessoas no nosso grupo e quase 5.000 likes, concluímos, 3 anos e meio depois, que o público não é suficiente para viabilizar um projecto que teve sempre SENTIDO, mas que infelizmente como muitos outros, acabou incompreendido e vítima do marasmo geral da nossa sociedade (e sobretudo da portuense, porque uma sociedade sem diversidade, apenas de carneirada a ir aos montes para os mesmos locais, "eh pá, isto está a bombar e tal...", não é uma sociedade saudável, mas sim doente... que não cria espaço para a ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL, apenas para a DE MERA SOBREVIVÊNCIA, onde abundam as fogueiras de vaidades, as pequenas tricas, e onde os jovens criadores morrem no marasmo de círculos fechados e viciosos).
Deste modo, é com muito orgulho que partilhamos convosco a

A ÚLTIMA AGENDA DO OLIMPO (até 4 Julho) :

QUA (1 JUL)
22.00 h – ÚLTIMA NOITE DE POESIA NO OLIMPO (poesia de participação livre; org: Luis Beirão; música: Miguel O Migas; Reinaldo Santos; Sylvain Terech)

QUI (2 JUL)
22.00 h – ÚLTIMA DÁDIVA NO OLIMPO (projecto poético, musical e performático de Luis Luís Beirão; convidados: Ana Almeida Ana Al Meydah Santos, António Pedro Ribeiro, Diogo Costa Leal & Vitor Hugo Moreira; música: Sylvain Terech)

SEX (3 JUL)
21.30 h – ÚLTIMA NOITE MÍSTICA NO OLIMPO (tarot & mesa radiónica por Ana Almeida Santos & Carla Monteiro; queimada & invocação de boas energias)

SAB (4 JUL)
22.00 h – A ÚLTIMA NOITE NO OLIMPO/ LAST STAND AT OLIMPO (a última noite neste nosso & vosso Olimpo: música, conversa entre amigos, e espectáculo-surpresa)

RECORDAMOS O NOSSO PROJECTO INICIAL:
Construir um espaço cultural abrangente, que pudesse ser AUTO-SUSTENTÁVEL a longo prazo. Que pudesse vir a ser um local de culto com um público REGULAR, ASSÍDUO & FIEL, frequentado por vários tipos de pessoas interessadas na arte e cultura em geral, com acesso a espectáculos e eventos culturais a um preço mínimo. Não se pretendia um local de massas, mas também não um local apenas frequentado pela elite com poder económico. Pretendia-se agregar os vários agentes individuais e também colectivos num local familiar, que pudesse congregar público e artistas em torno da boa vontade de manter um espaço que TODOS pudessem utilizar. Por outras palavras: conseguir um local que com poucos meios envolvesse o maior número de artes e artistas, bem como de público, em torno de um OBJECTIVO MAIOR: criar algo com valor e significado, para lá das regras rígidas de um mero UTILITARISMO puro e duro.

O SALDO FINAL: todos o sabem. Infelizmente, não houve este público, nem esta boa vontade em escala suficiente para poder manter este projecto. Em vez de se agregar ou unir, ou reconhecer o esforço de manter uma agenda permanente, a maioria das pessoas acaba a valorizar aquilo que o mercado de massas oferece, ou a dividir-se pelas suas capelinhas ou ódios de estimação particulares. Concluímos, após anos imbuídos de espírito de missão e sacrifício a diversos níveis (que não se particularizam aqui), que abundam os CLIENTES e CONSUMIDORES (para os quais só conta o serviço prático tout court), e falta um verdadeiro PÚBLICO - crítico é verdade, mas também interessado, atento, responsável e sobretudo PRESENTE .
Mal de uma sociedade e de um país que cada vez trata pior os seus cidadãos (e que cada vez cria menos VERDADEIROS cidadãos e apenas gente alheada e indiferente, a lutar pela mera sobrevivência, acomodado e resignado ao seu naco de pão, incapaz de reconhecer o valor de uma alma, excepto quando necessitar dela e ela lhe faltar). Portanto, muito para lá do Olimpo, dizemos nós... Cada sociedade tem, o que viabiliza. Nada mais. E se os Persas um dia passarem aquele último pedaço de terra, aquelas nossas últimas Termópilas, não haverá mesmo volta a dar.

COERENTES ATÉ AO FIM: A TODOS OS QUE ACREDITAM QUE CULTURA É TAMBÉM UM SERVIÇO, QUE MERECE SER VALORIZADO E INCENTIVADO (NA PRÁTICA, COM PRESENÇA ASSÍDUA E NOS NOSSOS HÁBITOS DE VIDA, E NÃO APENAS COM MEROS POSTS NO FACEBOOK OU MANIFESTAÇÃO DE INTENÇÕES), DIZEMOS:
ATÉ BREVE... ENQUANTO HOUVER UM SONHADOR, O SONHO AINDA VIVE!

Como sempre, abreijos do
luis beirão
OLIMPO»


O Olimpo (bar café), para quem não sabe, fica na Rua da Alegria 26, Porto.

Sem comentários: