domingo, 12 de fevereiro de 2017

Lançamento do livro de poesia CÂNTICO DOS CÂNTICOS, de Gonçalo Salvado, com desenhos de João Cutileiro

Lançamento do livro de poesia CÂNTICO DOS CÂNTICOS, de Gonçalo Salvado, com desenhos de João Cutileiro, em edição bilingue Português/Hebraico, e Primeira Exposição Bibliográfica sobre o Cântico dos Cânticos em Portugal, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco 

CÂNTICO DOS CÂNTICOS, livro de poesia de Gonçalo Salvado com desenhos do escultor João Cutileiro (RVJ Editores) será apresentado na Biblioteca Municipal de Castelo Branco a 17 de Fevereiro, por Maria João Fernandes, autora do prefácio.
A obra foi integralmente traduzida para o hebraico por Francisco A. B. Costa Reis com revisão do texto por Yotvat Gluk. É enriquecida ainda com grafismos a partir do alfabeto hebraico de Ambrósio Ferreira que a  ilustram.
Uma exposição bibliográfica sobre o Cântico Cânticos, a primeira realizada em Portugal, acompanha o evento, constituída por obras pertencentes à vasta coleção de Gonçalo Salvado sobre esta temática, na qual se privilegiaram as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil.   

Do prefácio de Maria João Fernandes citamos:
«No esplendor intraduzível das suas metáforas, Gonçalo Salvado preserva na moderna poesia portuguesa a grande tradição do amor, na esteira cintilante do Cântico dos Cânticos, motivo condutor da sua obra, ela própria no seu conjunto um verdadeiro e novo “Cântico dos Cânticos.”
Enriquecerão a sessão um momento musical  com a interpretação inédita em português da partitura.
Dois coros do Cântico dos Cânticos de Salomão de Fernando Lopes Graça em colaboração com a ESART (Castelo Branco) e leituras de excertos do Cântico dos Cânticos e de poemas de Gonçalo Salvado.»


Gonçalo Salvado nasceu em 1967. Poeta exclusivo do erótico e do feminino. Publicou doze livros de poesia e várias antologias de temática amorosa. Em 2013 participou na exposição colectiva “Artistes Poètes, Poètes Artistes - Poésie et Arts Visuels au XX e siècle au Portugal”, Fundação Calouste Gulbenkian, Delegação em França, Paris.  Nesse mesmo ano, a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro atribui-lhe, pelo conjunto da sua obra poética, o Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen. 



João Cutileiro, o mais prestigiado escultor português da atualidade, nasceu em 1937.  Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e, mais tarde, ingressou na Slade School of Art, em Londres (Inglaterra). Reconhecido nacional e internacionalmente, Mestre Cutileiro já foi galardoado com vários prémios e as suas obras fazem parte de colecções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários: